domingo, 4 de setembro de 2016

DINÂMICA DE GRUPO.

Dinâmica: MINHA METADE ESTÁ EM VOCÊ

Objetivo: Promover a aproximação das pessoas do grupo e incentivar o diálogo e novas amizades.
Preparação:
a) Recortar cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 5 cm, em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém.

b) Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser parte de uma música, um título de história infantil, etc.).

c) Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.

Como Fazer:

1. A dinâmica inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.

2. Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.

3. À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.

4. Após dez minutos, mais ou menos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experiência (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).


FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO

Os participantes são colocados em círculo. O dirigente afirma que o encontro está monótono e vai pedir a cada participante para dizer algo para seu vizinho fazer, para divertir a turma. Um a um os participantes vão dizendo o que o vizinho da esquerda (ou direita) vai fazer, por exemplo: imitar um macaco, dançar balé, contar uma piada, imitar Roberto Carlos, fazer careta, etc. Quando todos tiverem sugerido, o dirigente diz: Vamos começar, mas antes devo dizer que a regra mudou, cada um deverá fazer o que sugeriu que seu vizinho fizesse, quem sugeriu que o vizinho dançasse balé, é que dançará balé; quem sugeriu que o vizinho cantasse é que vai cantar, e assim por diante...

Depois pode-se fazer uma troca de experiência, falando como recebemos aquilo que desejamos aos outros, como seria amar o próximo como a se mesmo, porque não devemos desejar aos outros o que não queremos para nós, como é sentir na pele o sofrimento do outro, etc.

Essa dinâmica é boa para o grupo se "soltar", alguns se negarão a fazer o que sugeriram. Estes devem ser incentivados a partilhar, por se tornarem exemplos claros de que "pimenta nos olhos dos outros é colírio".
      



Nenhum comentário:

Postar um comentário