domingo, 4 de setembro de 2016

DINÂMICA DE GRUPO.

Dinâmica: MINHA METADE ESTÁ EM VOCÊ

Objetivo: Promover a aproximação das pessoas do grupo e incentivar o diálogo e novas amizades.
Preparação:
a) Recortar cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 5 cm, em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém.

b) Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser parte de uma música, um título de história infantil, etc.).

c) Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.

Como Fazer:

1. A dinâmica inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.

2. Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.

3. À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.

4. Após dez minutos, mais ou menos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experiência (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).


FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO

Os participantes são colocados em círculo. O dirigente afirma que o encontro está monótono e vai pedir a cada participante para dizer algo para seu vizinho fazer, para divertir a turma. Um a um os participantes vão dizendo o que o vizinho da esquerda (ou direita) vai fazer, por exemplo: imitar um macaco, dançar balé, contar uma piada, imitar Roberto Carlos, fazer careta, etc. Quando todos tiverem sugerido, o dirigente diz: Vamos começar, mas antes devo dizer que a regra mudou, cada um deverá fazer o que sugeriu que seu vizinho fizesse, quem sugeriu que o vizinho dançasse balé, é que dançará balé; quem sugeriu que o vizinho cantasse é que vai cantar, e assim por diante...

Depois pode-se fazer uma troca de experiência, falando como recebemos aquilo que desejamos aos outros, como seria amar o próximo como a se mesmo, porque não devemos desejar aos outros o que não queremos para nós, como é sentir na pele o sofrimento do outro, etc.

Essa dinâmica é boa para o grupo se "soltar", alguns se negarão a fazer o que sugeriram. Estes devem ser incentivados a partilhar, por se tornarem exemplos claros de que "pimenta nos olhos dos outros é colírio".
      



Educação: FRASES FAMOSAS DA EDUCAÇÃO.

Educação: FRASES FAMOSAS DA EDUCAÇÃO.: “Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” (Paulo Freire) “Educar é crescer. E crescer é viver...

FRASES FAMOSAS DA EDUCAÇÃO.

“Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” (Paulo Freire)
“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.” (Anísio Teixeira)
“A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza” (Émile Durkheim)
“Um povo educado não aceitaria as condições de miséria e desemprego como as que temos” (Florestan Fernandes)
“O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna” (Henri Wallon)
“O principal objetivo da Educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” (Jean Piaget)
“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros” (Lev Vygostky)
“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir” (Maria Montessori)
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (Paulo Freire)
“Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública”. (Anísio Teixeira)

Educação: MAQUETE DE UMA SALA DE AULA

Educação: MAQUETE DE UMA SALA DE AULA: Maquete de uma sala de aula feita com matérias reciclável: 1 caixa de sapato; papel ofício; lápis de cor; caixas de fosforo. U...

MAQUETE DE UMA SALA DE AULA



Maquete de uma sala de aula feita com matérias reciclável:
1 caixa de sapato;
papel ofício;
lápis de cor;
caixas de fosforo.
Um dos trabalhos escolares que toda criança faz na época dos estudos é a maquete. A maquete é uma representação de um ambiente escolhido pela professora, e que ajuda as crianças há entenderem um pouco mais sobre o tema apresentado em sala de aula.
São vários os temas escolhidos para fazer maquetes, como uma representação do campo, da cidade, a reciclagem do lixo, o relevo, etc., depois o aluno leva para casa a tarefa de fazer a maquete para apresentação em sala de aula, ou em feiras estudantis.

Educação: ALFABETIZAÇÃO

Educação: ALFABETIZAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO



Educação: ATIVIDADES DO FOLCLORE BRASILEIRO.

Educação: ATIVIDADES DO FOLCLORE BRASILEIRO.

Educação: ATIVIDADES DO FOLCLORE BRASILEIRO.

Educação: ATIVIDADES DO FOLCLORE BRASILEIRO.

ATIVIDADES DO FOLCLORE BRASILEIRO.









Educação: SER PEDAGOGO.Ser Pedagogo não é apenas ser Profess...

Educação: SER PEDAGOGO.Ser Pedagogo não é apenas ser Profess...: SER PEDAGOGO. Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola. É mais do qu...

Educação: RESUMO DO CAPÍTULO 1 , O COMPROMISSO DO PROFISSIO...

Educação:
RESUMO DO CAPÍTULO 1 , O COMPROMISSO DO PROFISSIO...
: RESUMO DO CAPÍTULO 1 , O COMPROMISSO DO PROFISSIONAL COM A SOCIEDADE, DO LIVRO EDUCAÇÃO E MUDANÇA DE PAULO FREIRE. No primeiro capít...

RESUMO DO CAPÍTULO 1 , O COMPROMISSO DO PROFISSIONAL COM A SOCIEDADE, DO LIVRO EDUCAÇÃO E MUDANÇA DE PAULO FREIRE.





No primeiro capítulo do livro, ao qual o autor dar título de "O compromisso do Profissional com a Sociedade" é feita uma análise, e uma apresentação das ideias e concepções "freiriana" a respeito de homem, compromisso, e compromisso do profissional.
Para Paulo Freire, somente o homem, quando capaz de em sua reflexão-ação poder "distanciar-se" de sua realidade para com ela ficar capaz de observá-la para, objetivando-a, transformá-la e, transformando, ver-se transformado pela sua própria criação; o homem que é e está sendo no tempo, é em seu tempo um ser histórico, somente este pode comprometer-se.
Fica evidente na exposição das ideias feita pelo autor, referente ao compromisso, a capacidade de exclusividade do compromisso, cujo mesmo atribui essa capacidade à humanidade. Ele condiciona a existência do compromisso verdadeiro, ao engajamento do homem com a realidade. Define compromisso verdadeiro, como aquele ligado à solidariedade, no entanto, não significa compromisso em dar bens materiais, mas em estar companheiro de pessoas, determinadas pela sociedade como objetos de manobras (coisas).
Neste primeiro capítulo, são identificados por Freire, na relação do homem profissional e sociedade três tipos de homem: o autenticamente comprometido (solidário, está ao lado dos "precisados"); o falsamente comprometido (solidário até o ponto onde é beneficiado) e o impedido de se comprometer verdadeiramente. Define compromisso profissional como uma dívida do homem para com a sociedade, assumida à medida que se fez profissional. Logo após, coloca a necessidade do constante aperfeiçoamento do profissional, ao mesmo tempo faz uma crítica ao tecnicismo, afirmando a necessidade da superação do especialíssimo e afirmando a exigência do profissional em ser o senhor das técnicas e não escravo delas.
A obra aqui resenhada expõe de forma singular a alienação, advinda das importações de ideias e técnicas alheias à realidade, como ameaça ao compromisso verdadeiro. Exprime se na existência de tais importações as mesmas devem ser adaptadas à realidade local. E menciona a criatividade como meio de superação na hora da efetivação das mudanças.


SER PEDAGOGO.
Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola. É mais do que isso. É ser Responsável. Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios. Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia. Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos. Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião. Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos. Talvez até mesmo o futuro... Nas mãos de um Pedagogo concentra-se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão... Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo. Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida. Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança. Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não se torna uma profissão muito atraente, e realmente não é. Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano. Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista. As pessoas perderam-se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, é triste pensar assim, muito triste, pois este é o mundo dos nossos filhos, crianças que irão crescer e tornar-se adultos. Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão. Adultos que não sabem o que realmente são. Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser. Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir. Pode ser utopia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer. E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.